Trabalho apresentado em Congresso é bem avaliado

No dia 31 de Agosto, houve a exposição do artigo científico redigido por engenheiros da Gebase e Geoprova no 19º Cobramseg (Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica) realizado em Salvador (BA).

O artigo "Limitação da Parcela de Resistência de Ponta na Capacidade de Carga de Estaca Hélice Contínua Monitorada" tinha como objetivo comparar os valores de resistência de ponta de métodos semiempíricos já consagrados Décourt & Quaresma (1996) e de Alonso (1996), utilizando dados de ensaios SPT, com os valores de carga de ruptura da ponta obtidas da instrumentação de 4 provas de carga estáticas em estacas hélice contínua monitorada, com diâmetros de 30 cm e comprimentos variando entre 9 m e 15 m, executadas em dois campos de provas em um empreendimento na cidade de Valinhos/SP. A instrumentação foi realizada em 3 níveis ao longo do fuste com pares de strain-gages em ligação de ponte completa. Os resultados revelaram que o método de Alonso (1996) forneceu valores de resistência de ponta muito acima do valor real, enquanto quando limitada a parcela de ponta abaixo de 20 % da capacidade total da estaca, o método fornece valores próximos da realidade assim como o método Décourt & Quaresma (1996).

A seção foi aberta pelo sr. Milton Golombek da Consultrix apresentando a palestra especial (Prêmio Sigmundo Golombek) com o nome "Projeto das contenções e fundações do Edifício Comercial Grande Ufficiale Evaristo Comolatti" um projeto desafiador realizado pelo renomado escritório de consultoria de fundações de São Paulo.

A participação da Gebase neste evento significou manter-se atualizada nas principais pesquisas acadêmicas de fundações e contenções, foi também uma contribuição para o conhecimento com o trabalho realizado em campo, além de serem momentos para estabelecer e fortalecer os contatos com a universidade e com demais profissionais da área.

Para quem desejar receber o nosso artigo, fique à disposição para solicitá-lo por email (gebase@gebase.com.br) que teremos um grande prazer em enviá-lo.

Posts relacionados

fale conosco

Precisa de suporte em geotecnia, entre em contato com a Gebase. Nós podemos te apoiar.